Dark Horse lançará, em maio de 2020, versão em quadrinhos de “Mitologia Nórdica”, de Neil Gaiman

Segundo Alexandre Callari, do canal Pipoca & Nanquim, Neil Gaiman integra a tríade dos maiores roteiristas modernos de quadrinhos, ao lado de Alan Moore (Watchmen e Monstro do Pântano) e Frank Miller (A queda de Murdock e O cavaleiro das trevas). Sua obra já tem sido bastante adaptada para mídias como as séries de TV; como exemplos, citam-se American Gods e Bad Omens, presentes no catálogo do serviço de streaming da Amazon.

Além de se notabilizar por seus roteiros para HQs, das quais Sandman é considerada sua obra-prima, Gaiman é também escritor de livros, e sua produção é bastante diversa. Um de seus livros mais divertidos e importantes sem dúvida é Mitologia Nórdica, lançado em 2017 no Brasil pela editora Intrínseca. Trata-se não somente de um trabalho literário do autor, mas também, e principalmente, de uma excelente pesquisa a respeito da cultura e da mitologia dos povos nórdicos, de seus costumes e de sua origem. 

Gaiman

Num prefácio à obra, Gaiman revela que pesquisou textos importantíssimos sobre a mitologia nórdica, como as versões poética e em prosa da Edda – uma coleção de poemas nórdicos que narram as aventuras e os feitos de personagens bem conhecidos dessa cultura – e o livro Myths of the norsemen, de Roger Lancelyn Grenn.

A americana Dark Horse publicou, em seu blog, um comunicado que deixou os fãs de Mitologia Nórdica (inclusive este que vos escreve) bastante animados: em maio de 2020, será lançada pela editora uma versão em quadrinhos desse livro de Gaiman. O que nos tranquiliza é que o autor estará totalmente ligado à produção da HQ, já que assinará como roteirista da série, que será publicada em 18 números.

norse mithology

Como tudo o que está bom pode melhorar mais um pouco, Neil Gaiman terá como parceiros de trabalho os ilustradores P. Craig Russell e Mike Mignola, dois grandes artistas do mercado norte-americano de comics. Russell, inclusive, já foi colega de Gaiman nos quadrinhos American Gods, cuja publicação fica a par da já mencionada Dark Horse.

Os principais responsáveis por Mitologia Nórdica em quadrinhos

Craig Russell é um dos mais notáveis artistas do universo dos quadrinhos, já tendo compartilhado outros trabalhos com Gaiman, conforme dito anteriormente. Uma das obras mais importantes do desenhista já foi publicada no Brasil; trata-se de O anel do Nibelungo, quadrinho lançado pela editora Pipoca & Nanquim (sim, o canal que já foi citado na introdução deste texto) em 2018, em uma luxuosa versão em capa dura. O anel do Nibelungo rendeu a Russell, em 2001, dois Prêmios Eisner nas categorias de melhor série limitada e de melhor desenhista. Trata-se de uma adaptação da ópera de mesmo nome do alemão Richard Wagner, que é dividida em quatro partes: O ouro do Reno, A Valquíria, Siegfried e O crepúsculo dos deuses

Mike Mignola, por sua vez, é nada menos que o criador do personagem Hellboy, cujas histórias também são publicadas pela Dark Horse. O personagem já foi adaptado duas vezes para o cinema. Além disso, Mignola já cooperou com as duas principais majors da indústria de quadrinhos – a Marvel e a DC –, mas seu trabalho de maior vulto é, certamente, Hellboy. 

A capa da HQ Mitologia Nórdica, disponível no blog da Dark Horse, foi desenhada por Craig Russell e já nos fornece pequenas pistas do que pode vir por aí. Particularmente, estou muito curioso para ler a adaptação das histórias de Odin, especialmente aquela em que o “Pai de Todos” sacrificou um de seus olhos para beber do poço da sabedoria de Mímir e, à semelhança de Tirésias, passou a ver as coisas do mundo com olhar mais sábio, bem como conferir a confecção de Mjölnir, o poderoso martelo de Thor, pelos anões. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s