Um resumão do ano de 2019 no Kpop e o que esperar para 2020

images

O ano de 2019 foi um ano agitado quando falamos de Kpop. Tivemos muitas coisas boas, também tivemos várias notícias tristes. Porém, falando da parte de lançamentos musicais, o ano de 2019 foi incrível. Tivemos artistas novos estreando e os antigos com novos trabalhos. 

Em 2019 tivemos a estreia dos álbuns solos do Baekhyun e do Jongdae, que fazem parte de um dos maiores grupos sul-coreanos, o EXO. Eles se tornaram os cantores da SM, empresa que administra a carreira deles, com o maior número de vendas físicas em trabalhos solos. Eles conseguiram mostrar um novo lado deles, e se mostraram muito competentes diante do desafio de não ter os membros do grupo por perto.

Em abril de 2019 o BTS lançou o álbum, Map of The Soul: Persona. O single, Boy With Luv, que é o carro chefe do álbum, é um feat com a cantora americana Halsey e fala sobre um relacionamento saudável, onde amar é sinônimo de cuidar. A música é super chiclete e é impossível não ficar com o “Oh my my my, Oh my my my” na cabeça. Além disso, ela se tornou o maior sucesso até agora do grupo, inclusive nas rádios dos EUA. 

Tivemos a estreia do grupo X1, lançado pelo reality show, Produce X 101. Tanto os integrantes do grupo como o próprio nome do grupo foram escolhidos pelo público. O grupo foi lançado oficialmente em agosto e o álbum Emergency: Quantum Leap, foi um sucesso e conseguiu o primeiro lugar nos charts. Eles foram o grupo iniciante que mais vendeu no ano.

O grupo Twice, se tornou em 2019 um dos maiores grupos feminino. Elas lançaram três álbuns no ano. O álbum FANCY YOU traz a música Fancy que foi um hiper sucesso, a melodia e a coreografia fizeram ela ser considerada por muitos a melhor música do ano. Elas ainda alcançaram o topo da Billboard no quesito vendas digitais.

O ano teve também lançamento do Exo.  O ano de 2019 foi um ano muito incerto para eles. Ninguém sabia se teríamos conteúdos novos do grupo, já que eles perderam dois membros para o serviço militar, na Coréia os homens são obrigados a se alistar, e o membro chinês, Yixing, raramente consegue estar presente com os outros membros. Além do boicote que eles sofrem da própria empresa, a SM. Apesar de tudo isso e com apenas seis membros, o grupo lançou em novembro o sexto álbum, Obsession, com 10 músicas. Tanto o álbum, quanto a música title, foram eleitos um dos melhores pela Billboard. Este álbum traz uma sonoridade diferente do que estamos acostumados a ouvir nos álbuns do Exo.

Tivemos outros lançamentos significativos e igualmente grandiosos, como dos grupos Red Velvet, Seventeen, Stray Kids, Ateez, Mamamoo etc.

Também tivemos muitos grupos estreando em 2019. Tivemos o TXT que já lançou dois álbuns e já é o novo queridinho, tivemos o lançamento da subunit do EXO, o EXO – SC, conhecemos também o grupo feminino ITZY que fez todo mundo dançar com Dalla Dalla. Tivemos a estreia da carreira solo do E’dawn depois da sua saída do grupo Pentagon. E o novo projeto da SM, o SuperM.

– O QUE ESPERAR PARA 2020 –

  • Novo lançamento do BTS

As fãs já estão criando várias teorias sobre o próximo comeback. Qual será o nome do álbum? Shadow? Ego? Qual será o conceito? Quando vai ser lançado? Por enquanto estamos todos no escuro, mas, provavelmente, teremos as respostas ainda no início do primeiro semestre. As expectativas para este novo trabalho estão altas, já que o alistamento militar também está próximo para alguns dos membros. Seria este o último trabalho antes da pausa?

  • O futuro incerto do Exo

Ninguém sabe o que vai acontecer com o grupo, a maioria dos fãs acreditam que eles vão entrar em hiatus, e cada um vai seguir com seus projetos paralelos. Ainda tem a questão do exército, já que os membros restantes devem se alistar.

  • A continuação do grupo SuperM

O novo grupo da SM é odiado por uma parte dos fãs de Kpop, já que ele é formado por integrantes que já pertencem a outros grupos. Os fãs acusam a empresa de não investir nesses grupos e promover somente este novo grupo. Sem contar a questão do cansaço, já que os meninos têm que se dividir entre vários projetos. Porém, apesar de tudo, a SM pretende continuar lançando trabalhos do grupo e continuar com o plano de fazer deles um sucesso mundial. Sendo assim, eles devem vir mais fortes em 2020.

  • A decisão sobre o futuro do grupo NCT Dream

Teoricamente o grupo NCT Dream é um grupo onde os integrantes tem data de validade. Quando atingem a maior idade, que na Coréia é de 20 anos, eles saem do grupo. Em 2020, apenas um dos seis integrantes vai ter menos de 20 anos. Porém, os fãs se apegaram muito a este grupo e aos membros, e não querem que eles sejam dispensados e trocados por outros. Então em 2020 devemos ter a resposta para este pedido das fãs. O grupo continua com a mesma formação?

  • A consolidação dos grupos iniciantes

O ano de 2020 vai ser o ano de grupos como Stray Kids, ITZY e Ateez. Para grupos novos eles já conseguem mostrar trabalhos incríveis e feitos consideráveis. No novo ano eles vão conquistar um público ainda maior e vão se consolidar no mercado. 

  • Descanso 

O que muitos fãs desejam para os seus grupos é que eles descansem. Os grupos de Kpop são conhecidos por trabalharem muito e sem férias. Exemplo disso é o BTS que teve as primeiras férias longas depois de quase sete anos de grupo. O cansaço leva os artistas ao limite físico e mental. Em 2020 se espera mais responsabilidade por parte das empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s