Mulheres cantam suas lutas

giphy

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, trouxemos cantoras que usaram a música como uma forma de alcançar outras mulheres

Dia 8 de março é considerado pela Organização das Nações Unidas como o dia Internacional da Mulher. Porém, apesar do discurso bonito que todo mundo gosta de fazer no dia, as mulheres ainda têm vários direitos renegados e várias lutas diárias, machismo e misoginia para combater.

Fizemos uma lista de mulheres que estão de saco cheio e fizeram de suas músicas uma forma de manifestação contra a desigualdade e mandaram uma mensagem para o mundo avisando do que são capazes.

Elza Soares – Maria da Vila Matilde

A letra de Elza fala sobre uma mulher que cansada da violência doméstica vai ligar 180 e denunciar o homem que a violenta. ‘Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim.’

A música tem muito do que a própria Elza viveu. Para quem não sabe, a cantora foi casada por anos com o famoso jogador Mané Garrincha. Durante o relacionamento sofreu muito, tanto fisicamente quanto psicologicamente. A sociedade a julgava como uma ”destruidora de lares’’, já que anteriormente Garrincha era casado com outra mulher. Devido a isso, por anos, foi submetida a humilhações e condenações. Além disso, Garrincha era alcoólatra e batia em Elza, que só contou das agressões muitos anos depois. Toda a vida de Elza foi marcada por tragédias e superações e mesmo com seu talento inegável, teve que lutar arduamente pela carreira.

Francisco, el Hombre –  Triste, louca ou má

Esta música fala sobre uma mulher que não quer seguir as regras impostas pela sociedade, ela quer fazer o que sentir vontade já que é dona de si mesma. Uma mulher que não quer ser limitada a homens, família e corpo. Uma mulher que mesmo com as dificuldades prefere nadar contra a maré e fazer o próprio caminho.

Samba que elas querem – Nós Somos Mulheres

O grupo Samba Que Elas Querem é uma roda de samba do Rio de Janeiro formada por oito mulheres. Geralmente as rodas de samba são formadas por homens com poucas participações femininas. A cantora Silvia Duffrayer teve a ideia de formar o grupo que se manifesta a favor do feminismo e luta pelo espaço das mulheres no samba. A música Nós Somos Mulheres é uma versão da música Mulheres cantada por Martinho da Vila. Na música ele diz frases como ‘’Mulheres cabeças e desequilibradas, mulheres confusas, de guerra e de paz’’ e ‘’Procurei em todas as mulheres a felicidade’’. A nova versão ganha as frases ‘’Mulheres cabeça e muito equilibradas, ninguém tá confusa, não te perguntei nada’’ e ‘’Eu não sei porque tenho que ser a sua felicidade, não sou sua projeção’’.

Taylor SwiftThe Man

Taylor Swift sempre foi uma cantora envolvida em polêmicas e muitas delas baseadas no machismo. A cantora sempre teve de ouvir piadas sobre o seu corpo e sobre os muitos namorados que teve. Além disso ela é vítima de piadas por expor seus sentimentos e relacionamentos nas letras de suas músicas.

Nos últimos meses descobrimos que Taylor foi mais uma vez vítima da indústria que tanto afeta as mulheres. No final de 2018, Taylor trocou a gravadora Big Machine Records pela gravadora Universal Records, os seis álbuns lançados até então pela cantora pertenciam a Big Machine e a gravadora nunca permitiu que Taylor os comprasse. Depois dela rescindir o contrato, a gravadora Big Machine foi vendida para o empresário Scooter Braun, com quem Taylor já tinha um desafeto. Todo o seu trabalho agora pertence a um homem que no passado foi acusado de fazer bullying contra a cantora.

Em fevereiro de 2020, Taylor lançou o clipe da música ‘’The Man’’, onde ela fala sobre estar cansada de ter que se esforçar duas vezes mais só porque não é um homem. No vídeo Taylor interpreta um cara que leva uma vida fácil usufruindo dos seus privilégios, um homem que é enaltecido por cumprir apenas seus deveres como cuidar do próprio filho. 

 Beyoncé – Run The World (Girls) 

Beyoncé é conhecida por ter músicas que enaltecem o poder feminino. Run The World é uma música com uma mensagem agressiva onde Beyoncé chama seu exército de mulheres para fazer a revolução feminina. A frase ”Who Run the World? Girls!” virou uma febre, estampando camisas, canecas etc.

Essa é apenas uma das músicas de Beyoncé sobre o assunto, junto com o grupo Destiny Child, ela lançou Survivor e Independent Women Part.I que fala sobre não precisar de homens para nada.

Rihanna – Man Down 

Tá bom, essa música não foi criada para falar sobre as lutas das mulheres ou coisa do tipo, mas é inegável que ela se transformou em um hino feminino. Os versos ‘’Rum bum bum bum, rum bum bum bum, rum bum bum bum Man Down!’’ são usados com frequência para colocar um homem em seu devido lugar. 


mulher

Há várias outras músicas maravilhosas sobre esse assunto tão importante. Nós esperamos que no futuro elas sejam menos necessárias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s