Por que você PRECISA assistir Desejo Sombrio na Netflix?

A nova série da Netflix, Desejo Sombrio, (“Oscuro Deseo” no título original espanhol), conta a história de Alma Solares (vivida pela ex-RBD Maite Perroni), uma advogada e professora universitária, que ao passar um final de semana fora de casa acaba traindo o marido com um rapaz bem mais novo. Logo após isso, sua amiga Brenda comete suicídio. Ou pelo menos era isso que parecia. 

Criada por Letícia López Margalli, a trama de Desejo Sombrio estreou dia 15 de Julho e já está em primeiro lugar na Netflix. Tem gente que está comparando seu enredo com o filme 365 Dias e com a série You, ambos também disponíveis na Netflix. 

Por causa de seu sucesso, resolvi listar por quais motivos você precisa ir correndo assistir essa série, caso ainda não tenha feito isso. 

Vamos lá? 

1. Maite Perroni ocupando o papel de protagonista (E sim! A protagonista é ela mesma, sim senhor!)

Bem diferente da colegial Lupita de Rebelde, essa personagem da Maite é uma mulher madura, de cerca de 40 anos, casada, mãe de uma jovem de 25 anos e professora universitária. 

Assim como a aluna bolsista do Elite Way School, Alma Solares também é doce, gentil, sensível e bastante empática. Contudo, por motivos óbvios, ela é mais experiente. Em suas aulas aborda temas como feminismo, violência de gênero, feminicídio, empoderamento feminino, dentre outros relacionados. 

Por ser uma advogada, doutora em Direito Criminal, Alma não é tão ingênua quanto Lupita era, apesar de não desconfiar de sua melhor amiga Brenda Castillo. 

2. A série é daquelas que te prende do início ao fim (plot twist atrás do outro)

A trama é feita de forma a prender a atenção do público a todo instante. São muitas reviravoltas dentro de um mesmo episódio, e quando você pensa que conhece bem um personagem, você descobre que na verdade não pode confiar em ninguém. Todos são suspeitos até que realmente se prove o contrário. 

Obs: O único ponto negativo em relação a esse tópico é que embora isso seja ótimo para causar tensão em quem assiste e tornar a série envolvente, por outro lado, a torna um pouco confusa já que não dá pra confiar totalmente em todas as cenas apresentadas. Muitas vezes achamos que determinado fato aconteceu, mas na realidade, não passava de uma representação do que algum personagem imaginou que aconteceu. Por isso, quem não prestar total atenção vai ficar perdido. Esse é o tipo de série que não pode desviar a atenção nunca, porque está sempre surgindo informações novas e pistas que parecem ser verdadeiras, mas são falsas. Tem que ficar ligado pra não se enrolar!

3. Traição e o machismo envolvido

Em Desejo Sombrio, Alma trai o marido com um rapaz da mesma idade de sua filha, por se sentir sozinha e rejeitada por seu marido Leonardo Solares. Seu amante faz ela se enxergar como uma mulher desejada, coisa que ela não sentia há muito tempo com Leonardo. Mas mesmo tendo, de certa forma, uma “justificativa” para sua traição, ela se culpa o tempo todo pelo relacionamento extraconjugal. 

Já Leonardo, ao descobrir que foi traído, sua primeira reação foi acusar a mulher, transformando-a em a grande vilã da história, enquanto ele via a si próprio como vítima, sendo que ele também a traía muito antes dela fazer o mesmo. E pra piorar, (ALERTA DE SPOILER!!!) sua amante era a melhor amiga de sua esposa (FIM DO SPOILER!). Ou seja, sem moral NENHUMA pra reclamar, né? 

Como se não bastasse, Leonardo ainda diz que se o caso de Alma for descoberto isso prejudicaria a carreira dele de Juíz, e a culpa por isso também. Só que ele não pensa que a mulher dele também ocupa um cargo importante na universidade que trabalha e assim como ele, também é uma profissional de sucesso, advogada respeitada por todos, que também poderia ser prejudicada caso a traição do marido viesse a público. Em nenhum momento ele percebe que da mesma forma, poderia ter arruinado a carreira da mulher com um possível escândalo. A única preocupação dele é com a própria carreira e reputação. Hipocrisia e egoísmo a gente vê por aqui! 

4. Reflexões importantes para a sociedade atual

Durante a série, enquanto o suspense vai se desenrolando, vemos Alma discutindo temas bem atuais e pertinentes em suas aulas. Por ser uma defensora dos direitos da mulher, o tempo todo ela levanta reflexões sobre cultura do estupro, objetificação do corpo feminino, violência doméstica, os perigos da sociedade patriarcal, etc.

No último episódio, após a conclusão da morte da Brenda, ela faz um discurso muito importante e necessário sobre o ideal de amor romântico que é incutido socialmente em nossas cabeças desde criança e o quanto isso é prejudicial para a autoestima e amor próprio das mulheres, principalmente. Afinal, um homem solteiro é bem visto, mas quando é uma mulher na mesma situação, é comum ouvirmos que ela só será feliz quando entrar num relacionamento. 

5. Você gosta de uma boa novela mexicana? Então, essa série definitivamente é pra você!

Como uma boa produção mexicana, Desejo Sombrio traz todos os elementos que os mexicanos adoram colocar em suas histórias. O que não falta é intensidade! 

Tem aquelas paixões bem calorosas, de tirar o fôlego. Tem traição. Tem mentira atrás de mentira, revelação atrás de revelação. Tem investigação criminal. Tem irmão traindo irmão, amiga traindo amiga, esposa incriminando marido. Tem muita cena de sexo. Tem mãe e filha transando com o mesmo homem sem saber. Tem irmão se apaixonando pela mulher do irmão. Tem briga, discussão e porradaria e tem uma trilha sonora VICIANTE. 

Enfim, tem polêmica do primeiro ao último episódio! Se você quer polêmica, escolheu a série certa. 

6. Ninguém é vilão nem mocinho, são todos humanos

Aqui não tem vilão nem mocinho, nenhum personagem é exemplo de perfeição. Todos cometem erros o tempo todo, mas também possuem um lado bom (por menor que seja). E até aqueles que parecem não ser nem um pouco prestáveis, tem seus motivos pra serem do jeito que são (não entrarei no mérito de serem justificáveis ou não).

……..

E aí? O que falta pra entrar na Netflix e dar logo play em Desejo Sombrio? Te garanto que você não vai se arrepender! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s