DC nos cinemas: Os futuros lançamentos

Com a estreia de “O Esquadrão Suicida“, terminamos lançamentos previstos para 2021 da DC nos cinemas. Mas o Universo Estendido da DC (DCEU na sigla em inglês), está se expandido cada vez mais, e já temos uma grande quantidade de títulos confirmados, tanto pros cinemas como para a televisão.

Então decidi separar aqui uma lista com TODOS OS TÍTULOS CONFIRMADOS DO DCEU, a partir de 2022. A lista seguirá em ordem de lançamento, com exceção daqueles que ainda não possuem data divulgada até o momento.

PACIFICADOR

Estreia: Janeiro de 2022 (HBO Max)

Introduzido em “O Esquadrão Suicida“, o Pacificador interpretado por John Cena já tem sua própria aventura solo confirmada, que será em formato de uma série de 8 episódios. A história deve continuar a trajetória do anti-herói após os eventos do filme da equipe, enquanto explora ainda mais o psicológico do personagem e o seu passado conturbado. A série conta com o retorno de James Gunn como principal produtor, além do retorno de uma parte do elenco de apoio do longa metragem, conforme já havia sido sugerido na cena pós-créditos do mesmo.

ADÃO NEGRO

Estreia: 29 de julho de 2022 (Cinemas)

O filme solo do ex-campeão do mago Shazam será dirigido por Jaume Collet-Serra e terá Dwayne Johnson no papel principal. O longa contará as origens do clássico vilão do Shazam, o que pode nos levar até os tempos do Egito antigo, já que a história do personagem começa lá. Porém, a trama também se passará no presente, e contará com a participação da Sociedade da Justiça, que aqui será composta por Gavião Negro (Aldis Hodge), Esmaga Átomo (Noah Centineo), Ciclone (Quintessa Swindell) e Senhor Destino (Pierce Brosnan). Também foi confirmados o retorno do mago Shazam (Djimon Hounsou).

Originalmente Adão Negro seria o vilão principal do filme “Shazam” de 2019. No entanto, algo mudou nos planejamentos, e decidiram tirar o personagem do longa do herói, lhe dando sua própria aventura solo no lugar. Ao que tudo indica, esse título pode servir até mesmo como uma ligação entre o primeiro e segundo filme do campeão da Pedra da Eternidade.

THE FLASH

Estreia: 4 de novembro de 2022 (Cinemas)

O filme solo do Flash é um dos mais esperados pelos fãs da DC atualmente. O título passou por diversas reformulações desde que ele foi anunciado pela primeira vez, lá atrás, em 2010. Chegou a ser cogitado uma participação do herói em “Lanterna Verde“, de 2011, quando este título ainda estava sendo planejado como o início de um universo compartilhado. Depois de vários contratempos, o filme foi anunciado como parte do DCEU, continuando a história do Flash, introduzido em “Liga da Justiça“. 

A história deve adaptar o Flashpoint, o famoso arco em que o Flash viaja ao passado para impedir a morte de sua mãe, e consequentemente muda toda a cronologia, passando a viver em uma linha temporal em que ele não é mais o Flash e que a Liga da Justiça não existe.

Nos cinemas, o Flash (Ezra Miller) aparentemente irá viajar para outras realidades. Inclusive, foi confirmado o retorno do Batman dos filmes do Tim Burton (Michael Keaton), como sendo uma versão do personagem vinda de uma Terra paralela. Fora esse Batman, a versão do próprio DCEU do Morcegão (Ben Affleck) também irá retornar, além da estreia da Supergirl (Sasha Calle). Há rumores da uma possível aparição do Flash da série da CW (Grant Gustin), devido ao encontro que as duas versões do personagem tiveram durante o crossover “Crise nas Infinitas Terras“. O Ciborgue (Ray Fisher) também estava confirmado do filme, mas ele foi cortado devido aos problemas jurídicos entre o ator e a Warner Bros., que surgiram de uns anos pra cá.

The Flash” será dirigido por Andy Muschietti, e há quem acredite que algumas mudanças cruciais na cronologia do DCEU devem ser feitas nesse filme, se não for um reboot completo. 

AQUAMAN E O REINO PERDIDO

Estreia: 16 de dezembro de 2022 (Cinemas)

A continuação com aclamado filme do Rei dos Mares não foi nenhuma surpresa, graças ao sucesso do primeiro título. Essa sequência trás James Wan de volta na direção, além de boa parte do elenco original. Contaremos com o retorno do próprio Aquaman (Jason Momoa), Mera (Amber Heard), o Rei Nereus (Dolph Lungdren), além dos vilões Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) e Mestre dos Oceanos (Patrick Wilson).

Não sabemos muito sobre a trama, mas como o título indica, deve envolver a descoberta de um reino esquecido pelos atlantis ou pela humanidade em geral.

Vale a menção de que a Warner pretendia produzir um spin-off sobre o Foço, que seria uma história de terror focada nas criaturas sombrias vistas no primeiro filme do herói. Porém, o projeto foi cancelado.

BATGIRL

Estreia: 2022 (HBO Max)

Batgirl” era um dos projetos de maior urgência da DC, até onde pudemos observar. A princípio sendo roteirizado e dirigido por Joss Whedon, que já estava envolvido na franquia ao comandar a pós-produção de “Liga da Justiça” (2017). O filme deve contar a história de Barbara Gordon e sua vida de vigilante como Batgirl. Não sabemos se Batman iria aparecer, mas já chegou a ser confirmado a presença do Robin. No entanto, atualmente isso também é uma incerteza. 

A produção desse título foi suspensa após Whedon resolver deixar o projeto, alegando não gostar da história que estava fazendo. Há quem diga que a repercussão negativa de “Liga da Justiça” também ajudou nessa decisão.

Recentemente o projeto foi ressuscitado, e o filme agora está sendo planejado para sair diretamente para o HBO Max. A direção agora está nas mãos da dupla Adil El Arbi e Bilall Fallah e terá Leslie Grace no papel principal. Fora isso, J.K. Simmons está em negociações pra voltar como Comissário James Gordon, papel que interpretou em “Liga da Justiça“.

SHAZAM! FURY OF THE GODS

Estreia: 2 de junho de 2022 (Cinemas)

Com o sucesso do primeiro filme de 2019, o Campeão da Pedra da Eternidade com certeza ganharia a sua sequência. A história mostrará a Família Shazam tendo que enfrentar os Deuses que compõem seus poderes. Talvez ocorra também alguma ligação com “Adão Negro”.

David F. Sandberg retorna na direção. Na trama estarão de volta os heróis da Família Shazam, Billy Batson (Asher Angel / Zachary Levi), Freddy Freeman (Jack Dylan Grazer / Adam Brody), Mary Bromfield (Grace Fulton), Eugene Choi (Ian Chen / Ross Butler), Pedro Peña (Jovan Armand / D.J. Cotrona) e Darla Dudley (Faithe Herman / Meagan Good), além do retorno do próprio Mago Shazam (Djimon Hounsou).

BESOURO AZUL

Estreia: 2022 ou 2023 (HBO Max)

Como visto no caso de “Batgirl“, a Warner parece que decidiu direcionar parte do DCEU em filmes menores feitos exclusivamente para streaming, mais especificamente HBO Max. O filme do Besouro Azul será outro desses projetos. Não sabemos muito sobre a trama, a não ser que ela será protagonizada pelo Besouro Azul Jaime Reyes (Xolo Maridueña), e também contará com a presença do seu predecessor Ted Kord.

Angel Manuel Soto é o diretor do filme, que deve começar a sua produção no início de 2022.

SUPERGIRL

Estreia: 2022 ou 2023 (Cinemas)

O desejo da Warner de fazer um filme da Supergirl se tornou evidente de uns anos pra cá, até que o anúncio oficial aconteceu. A personagem será interpretada por Sasha Calle, que fará a sua estreia na franquia em “The Flash“. Não sabemos ainda qual a trama desse filme, mas a produção segue firme, e a história da Garota de Aço deve ser uma das próximas produções a ganhar data oficial.

SUPER CHOQUE

Estreia: 2022 ou 2023 (HBO Max)

A intenção de fazer um filme do Super Choque foi revelada durante a DC Fandome de 2020 pelos produtores da Milestone Media. Como era de se esperar, rapidamente o projeto ganhou apoiadores, incluindo o ator Michael B. Jordan que se tornou produtor. Sendo assim, o filme foi 100% confirmado e deve ser lançado nos próximos anos como um exclusivo da HBO Max.

CANÁRIO NEGRO

Sem data de estreia (HBO Max)

Aves de Rapina” não foi um grande sucesso, mas a Canário Negro (Jurnee Smollett) chamou a atenção, a ponto de desejarem produzir mais histórias da personagem. Em 2021 o filme solo da heroína foi oficialmente anunciado, tendo o envolvimento da equipe de produção da série “Lovecraft Country“. Por enquanto, nenhuma informações oficial quanto à trama ou data de lançamento foi divulgada.

ZATANNA

Sem data de estreia (HBO Max)

Já faz algum tempo que a Warner deseja trazer a Zatanna pro live action. Ela estava cotada para aparecer no cancelado filme da Liga da Justiça Sombria, mas aparentemente a Warner decidiu que ela terá sua própria aventura solo. Até o momento não temos muitas informações sobre o projeto.

AMAZONS

Sem data de estreia

Após o lançamento de “Mulher Maravilha 1984“, Petty Jenkins anunciou o desenvolvimento de um spin-off da Mulher Maravilha focada nas demais Amazonas e em Themyscira. Não se sabe ao certo do que esse filme vai abordar, porém aparentemente ele servirá de ligação entre o segundo e o futuro terceiro título principal da saga. Petty Jenkins não será a diretora, mas assina a produção.

MULHER MARAVILHA 3

Sem data de estreia

Mulher Maravilha aparentemente será a primeira personagem do DCEU a fechar uma trilogia (quadrilogia se o filme das Amazonas for adicionado nessa conta). Petty Jenkins retorna como diretora, e Gal Gadot reprisará seu papel como a heroína principal.

Não se sabe qual será o enredo, porém Jenkins confirmou que finalmente teremos uma história ambientada nos tempos presentes. Ou seja, ao contrário dos primeiros 2 filmes, esse terceiro deve se passar depois de “Liga da Justiça“. Também foi dito que “Mulher Maravilha 3” terá ligação com o filme spin-off das Amazonas, mas não sabemos até onde vai essa ligação.

SEREIAS DE GOTHAM

Sem data de estreia

As Sereias de Gotham” é outro projeto da linha do Batman dentro do DCEU. Esse também faz parte da série de filmes envolvendo a Margot Robbie. Aqui teremos uma história focada em mulheres criminosas de Gotham. Ao que tudo indica, é praticamente certo que essas Sereias serão Arlequina, Hera Venenosa e Mulher Gato. Não sabemos como será a trama desse filme. David Ayer, diretor do primeiro “Esquadrão Suicida“, estava confirmado na direção, e até o momento isso não mudou.

Houveram rumores de que esse projeto teria sido cancelado, e substituído por “Aves de Rapina” (2020). Mas algum tempo depois foi confirmado de que ele ainda iria acontecer. Após a morna repercussão de “Aves de Rapina“, o futuro desse projeto se tornou incerto. No entanto, considerando que a Warner ainda deseja dar espaço para a Margot Robbie e a Arlequina na sua franquia, não será grande surpresa caso eles decidam finalmente pôr esse título adiante.

Chegou a ocorrer outro rumor de que as Sereias de Gotham terão sim seu próprio filme, e posteriormente teríamos um terceiro longa onde as Sereias e as Aves de Rapina iriam se enfrentar. Muitos rumores, poucos fatos.

ASA NOTURNA

Sem data de estreia

Além de Batman e Batgirl, também estão planejando um filme do Asa Noturna. Não fazemos ideia de como será o filme, porém ele será estrelado pelo Asa Noturna, que assim como nos quadrinhos, será Dick Grayson, o primeiro Robin que se tornou um herói independente. Deve haver alguma relação com os outros Robins, incluindo o que morreu (mostrado em “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” [2016]), que já sabemos ser Jason Todd. Não sabemos se Batman fará uma aparição.

O filme será dirigido por Chris McKay, não tem elenco definido, nem data de lançamento. Depois do cancelamento do filme do Batman do Ben Affleck, e o anúncio de “The Batman“, estrelado por Robert Pathinson, o futuro de “Asa Noturna” ficou incerto. Porém, McKay recentemente confirmou que o projeto continua de pé, mas está em standby por conta da Warner estar com outras prioridades dentro da franquia.

Existe também a possibilidade desse filme realmente sair, mas sem qualquer ligação com o DCEU.

BLACKHAWKS

Sem data de estreia

Já temos um filme ambientado na Primeira Guerra Mundial, mas também teremos um ambientado na Segunda Guerra Mundial. “Blackhawks” deve ser outro projeto bastante diferente ambientado no DCEU.

Sendo focado na equipe Falcão Negro, esse título deve ser mais um drama de guerra do que um filme de super heróis. Há muita ambição circulando esse longa metragem, tanto que ninguém menos que Steven Spielberg é o cara que irá dirigir e co-roteirizar essa história. Atualmente esse projeto continua de pé, passando por revisões no roteiro.

EXTERMINADOR

Sem data de estreia

Há bastante conversa sobre um filme solo do Exterminador/Deathstroke. Nenhum detalhe foi dado, apenas de que existe essa vontade. Se tudo ocorrer bem, muito provavelmente teremos Joe Manganiello como o vilão protagonista. 

PISTOLEIRO

Sem data de estreia

Outro projeto que está só na conversa é um filme solo do Pistoleiro. Não sabemos se o filme irá acontecer, mas pelo menos Will Smith quer que aconteça. Apesar de não termos nada concreto, podemos considerar o caso do Idris Elba em “O Esquadrão Suicida” de James Gunn como uma pista do interesse do estúdio.

Afinal, Elba iria substituir Will Smith como Pistoleiro no segundo filme da equipe. No entanto, posteriormente foi decidido que Idris Elba interpretaria o Sanguinário, enquanto o Pistoleiro seria cortado da história, abrindo um espaço para um futuro retorno de Will Smith no papel do mercenário. Resta saber se esse retorno vai ser em um filme solo ou em uma terceira aventura do Esquadrão Suicida.

LOBO

Sem data de estreia

Lobo” é outra produção antiga que está sendo ressuscitada para o DCEU. Anunciado em 2009, esse projeto sofreu vários contratempos e reformulações, perdendo vários diretores ao longo do caminho. Atualmente ainda não tem diretor, mas há conversas de que o estúdio quer que Michael Bay comande o projeto. Jason Fuchs é o único nome confirmado, sendo o roteirista. 

TROPA DOS LANTERNAS VERDES

Sem data de estreia

Quando o DCEU foi anunciado, tivemos uma leva de filmes iniciais que seriam lançados até 2020. E o último deles seria “Tropa dos Lanternas Verdes“. O título estava previsto para 2020, mas por conta da repercussão abaixo do esperado de filmes como “Batman vs. Superman” e “Liga da Justiça“, os planos mudaram. Essas mudanças afetaram títulos já planejados, como “The Flash” (que depois de vários adiamentos finalmente ganhou uma janela de lançamento fixa), o filme do Ciborgue (que foi cancelado devido às desavenças com o ator Ray Fisher) e “Tropa dos Lanternas Verdes“, que permanece uma incógnita.

Aqui seria devidamente introduzida a Tropa dos Lanternas Verdes no DCEU, e ao contrário do filme solo de 2011, que foi considerado um fracasso, aqui a história focará em mais de um Lanterna Verde. Ao que tudo indica, o filme será focado na dupla Hal Jordan e John Stewart, provavelmente para agradar os fãs de ambos os personagens. Mas pode ser que vejamos também outros Lanternas terráqueos, como Guy Gardner, Kyle Rayner, Simon Baz e Jessica Cruz. Claro que todo resto da tropa e todo o lore em volta dela serão abordados também. 

Esse filme ainda não tem elenco e nem diretor confirmados. Depois de todas as mudanças que ocorreram dentro da franquia, nada mais foi dito quanto a esse título, fazendo muitos acreditarem que ele também foi cancelado. Em contrapartida, foi anunciado a série de TV da Tropa dos Lanternas Verdes que sairá no HBO Max. O que não ficou claro é se essa série está substituindo o filme ou se é um projeto paralelo. Só nos resta esperar pra ver se a Tropa vai aparecer na tela grande.

LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA

Sem data de estreia (HBO Max)

Liga da Justiça Sombria” é outro título controverso. Idealizado por Guillermo Del Toro antes mesmo do DCEU ser iniciado, esse é outro projeto que passou por diversos contratempos, sendo adiado diversas vezes. Várias versões do roteiro foram escritas. Del Toro iria dirigir, mas acabou abandonando o cargo, na época por conta de outros projetos que surgiram no caminho, ficando apenas como produtor. 

Outros diretores assumiram a cadeira por algum tempo, mas acabaram deixando o projeto, cada um por seu motivo. Não sabemos muito sobre como seria a história, mas já estava confirmado que a equipe seria formada por Constantine, Monstro do Pântano, Desafiador, Zatanna e Etrigan o Demônio. Porém, com várias versões do roteiro que foram escritas, não sabemos se essa formação permanece. 

Também havia sido anunciado que o filme se chamaria Dark Universe, mas esse nome provavelmente foi descartado devido ao início de outra franquia cinematográfica com o mesmo nome, que seria o novo universo compartilhado dos monstros da Universal Studios (que acabou não seguindo adiante também).

Depois de anos calados em relação a esse projeto, a Warner enfim anunciou que “Liga da Justiça Sombria” seria lançada como uma série do HBO Max. O que não ficou claro, porém, é se a série vai se passar no mesmo universo do DCEU ou se será algo a parte.

CONSTANTINE

Sem data de estreia (HBO Max)

Pouco depois de anunciarem a conversão do projeto da Liga da Justiça Sombria pra série de TV, a Warner também anunciou uma nova série solo do Constantine para o HBO Max. Essa seria a segunda série solo do personagem, sendo a primeira a série de 2014 que faz parte do Arrowverso e que durou apenas uma temporada. Essa versão do Constantine, inclusive, teve sua jornada encerrada recentemente na franquia, provavelmente visando abrir caminho para que a nova encarnação do personagem seja introduzida sem conflitar com a anterior.

Não temos uma data ainda, mas a série do Constantine deve sair antes de “Liga da Justiça Sombria“, uma vez que foi anunciado que a série da equipe seguirá os padrões de títulos como “Os Vingadores” e “Os Defensores“. Ou seja, a ideia é introduzir os personagens em aventuras solo, para só depois reuni-los em uma história da equipe. “Constantine“, ao que tudo indica, vai começar essa leva.

MADAME X

Sem data de estreia (HBO Max)

Seguindo a mesma lógica de “Constantine“, uma série sobre a Madame Xanadu foi anunciada para o HBO Max como parte da linha da Liga da Justiça Sombria. Essa história deve focar muito na parte mística da DC e conta com J.J. Abrams na produção. O anúncio dessa série praticamente confirma a Madame Xanadu como parte dessa versão da Liga da Justiça Sombria.

GLADIADOR DOURADO

Sem data de estreia

Um filme relativamente obscuro que foi anunciado, mas logo depois esquecido, foi esse do Gladiador Dourado. A Warner chegou a confirmar a produção de um filme de comédia protagonizado por ambos o Gladiador Dourado e o Besouro Azul. Porém, considerando que o Besouro Azul ganhará um título solo em breve, ficou no ar se o Gladiador Dourado também terá sua vez. Aparentemente o filme ainda está de pé, apenas aguardando o sinal verde da Warner para começar a produção.

HOMEM HORA

Sem data de estreia

Outra produção obscura. No auge do Arrowverso, chegaram a anunciar uma série do Homem Hora, porém nunca aconteceu. Mas em 2021, outro projeto envolvendo o personagem clássico foi anunciado, dessa vez em longa metragem. Essa nova produção, porém, continua em uma fase inicial de desenvolvimento e deve demorar um pouco pra termos novidades sobre o assunto.

HOMEM BORRACHA

Sem data de estreia

Um filme sobre o Homem Borracha chegou a ser anunciado em 2018, mas caiu no esquecimento por bastante tempo, até voltar à tona em 2020. Aparentemente a ideia é trazer uma versão feminina do personagem em uma história despretensiosa e não necessariamente ligada a outros filmes. No entanto, por enquanto não temos muitas informações.

SUPERMAN

Sem data de estreia

Não, não estou falando de “Homem de Aço 2“. Enquanto a sequência do filme estrelado por Henry Cavill segue na incógnita, a Warner anunciou um filme de uma versão do Superman de outro universo, mais especificamente Calvin Ellis, a versão do herói que é afro-americano e Presidente dos Estados Unidos. Enquanto não ficou 100% confirmado se o filme será sobre Calvin Ellis, é certo que a história não será sobre o Superman de Henry Cavill e a versão do personagem será a de um homem negro.

Sendo assim, é plausível se esperar uma trama que abordará preconceito racial, luta por igualdade e, caso seja realmente um filme sobre Calvin Ellis, bastante política e homenagem ao Barack Obama. A produção está sendo feita por J.J. Abrams, e não tem data de lançamento.

SUPERMAN VAL-ZOD

Sem data de estreia (HBO Max)

Sim, temos aqui um segundo projeto envolvendo um Superman negro. Nesse caso, é uma série do HBO Max produzida (e possivelmente estrelada) por Michael B. Jordan.

A confirmação é que essa série contará a história de Val-Zod, o Superman da Terra 2 dos Novos 52, que assumiu o manto depois da morte de Clark Kent em seu universo. Por enquanto não temos nenhuma informação concreta sobre esses dois projetos, e nem se eles terão algum tipo de ligação com o DCEU. Caso tenham, provavelmente será através do multiverso, semelhante ao que veremos em “The Flash” e, possivelmente, no filme da Supergirl.

HOMEM DE AÇO 2

Sem data de estreia

E claro que não podemos deixar de fora esse. “Homem de Aço 2” é outro filme anunciado, e que vem sendo adiado, para a tristeza dos fãs. Dito que iria acontecer desde que saiu o primeiro longa, em 2013, ele acabou sendo substituído pelo “Batman vs. Superman“, e postergado para mais pra frente, uma vez que o estúdio decidiu dar prioridade aos filmes solos de outros personagens. 

Com o final de “Liga da Justiça“, temos a brecha perfeita para a continuação finalmente acontecer, mas nada é dito até o momento. Para piorar, teve uma época em que foi noticiado que Henry Cavill tinha abandonado o papel de Superman, e alguns até acreditavam que isso seria um protesto do ator, que também quer que a continuação aconteça, e nada é feito. Apesar disso, Cavill sempre manteve as portas abertas para voltar a interpretar o Superman, tanto que voltou nas filmagens adicionais do Snyder Cut da “Liga da Justiça“.

No entanto, enquanto a Warner não cancela o filme de forma oficial, anúncios como os filmes da Supergirl e o do Superman Calvin Ellis deixam um grande ponto de interrogação em relação a “Homem de Aço 2“. Seguimos na esperança, pelo menos enquanto a Warner não bate o martelo e fala com todas as letras que a continuação não vai mais acontecer.

LIGA DA JUSTIÇA 2

Sem data de estreia

Para finalizar, temos “Liga da Justiça 2“. A sequência do filme da equipe é planejada desde que anunciaram o primeiro título. Na verdade, “Liga da Justiça” estava sendo planejado para ser uma história dividida em 2 filmes. Ou seja, esse título seria “Liga da Justiça Parte 2“. Porém, devido às críticas negativas constantes, o estúdio decidiu mudar os planos, e abortaram a ideia de história dividida em dois filmes. 

Agora, com a primeira aventura da Liga não dando o retorno desejado, a continuação ficou em standby para novos planejamentos, e agora não temos uma previsão pra quando irá acontecer. Em 2021, saiu o Snyder Cut, que fez praticamente todos passarem a abominar a ideia de termos uma continuação da versão do filme que saiu em 2017. Os fãs substituíram a #ReleasetheSnyderCut por #RestoretheSnyderVerse.

Apesar de ser praticamente unânime de que o Snyder Cut é superior à versão cinematográfica de “Liga da Justiça“, a Warner negou qualquer intenção de continuar a versão do filme que saiu no HBO Max. Ao mesmo tempo, ela também nunca mais falou nada sobre “Liga da Justiça 2” continuando a versão dos cinemas também, dando a entender que o filme foi cancelado.

Existe também a possibilidade de termos um reboot na saga depois de “The Flash“, o que descarta qualquer obrigatoriedade de um futuro filme da Liga ter relações com os títulos anteriores. Assim como é com “Homem de Aço 2“, só nos resta esperar pra vermos o que a Warner fará com a Liga da Justiça nos cinemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s